II Etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho 2018 Brasileiro de Tempo Ideal 2018

Amparo, cidade pertencente ao Circuito das Águas paulista, foi palco pela primeira vez de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho.

            No último dia 21, os melhores cavaleiros e amazonas da modalidade que mais cresce no país, desfilaram seus animais no Hipocampo onde aconteceram disputas das categorias em três competições: Campeonato Brasileiro de Prova Completa, Brasileiro de Tempo Ideal e Desafio das Cinco Argolas.
Com a chancela da ABET – Associação Brasileira de Equitação de Trabalho, a organizadora CIA de Equitação de Trabalho testou, com aprovação máxima dos competidores, o mais novo sistema de tomada de tempo para as provas de Tempo Ideal. Exatamente às 9:00h (onde também se apresentou o primeiro conjunto da fase de ensino das provas completas na pista 2 do Hipocampo), aconteceu o início da primeira passada da maneabilidade em Tempo Ideal. Após o término de todas as passadas, o júri de campo, de posse de todos os tempos, retirou 20% dos tempos mais altos e mais baixos podendo assim extrair a média entre todas as passadas do percurso. Já com o tempo então divulgado, todos os participantes voltaram a pista para uma segunda passada seguida da fase de Velocidade.

            O grande destaque da etapa nas provas de Tempo Ideal ficou com a Amazona mirim de apenas 8 anos, Sarah Rebequi, montando Veludo do TOP, um lusitano vindo da cidade de Pouso Alegre MG representando o Rancho Esperança, que conquistou a vitória na categoria Aberta Jovens Cavaleiros onde participam concorrentes com até 15 anos.

            Assim sendo os Campeões no Tempo Ideal ficaram assim: Sarah Rebequi e Veludo do TOP na Aberta Jovens Cavaleiros, Marina Fornel e Galope TB da Bocaina, na Cavalos Novos A, Caico Cintra e Água Marinha TB da Bocaina e Kim Cintra e Furacão TB da Bocaina todos Mangalargas representantes do Hipocampo.
Nas provas completas, depois de acirrada disputa principalmente na categoria Principal onde tivemos a participação de dois conjuntos que compuseram a equipe Vice Campeã Mundial de Equitação de Trabalho em 2002, os vencedores foram os seguintes: o debutante na modalidade Roberto Rahu e Artemis da SASA JE (lusitano) na Aberta Amadores e Benedito Torres Macedo com a mesma montaria na categoria Principal, ambos representando o Haras São Benedito – Itu, Marcio Almeida e Ícaro das Mangueiras Cavalos Novos A e Gabriel Elmor Tavares e Destino das Mangueiras na Mirim, ambos lusitanos do Haras das Mangueiras – Itapira, Luciano Pereira e Carinho TS outro lusitano do CT Santo Domingo na Cavalos Novos B e Thamara Honorio Messi e Estilo V8 Mangalarga Marchador do Haras das 8 Virtudes – Amparo na categoria Preliminar.

            Para fechar em grande estilo, aconteceu pela segunda vez o Desafio das Cinco Argolas. Nessa competição o grande destaque ficou com o conjunto Luciano Pereira e Toureiro do TOP (CT Luciano Pereira – Salto de Pirapora) na Categoria Aberta, que conseguiu realizar o percurso coletando todas as Cinco Argolas num tempo recorde da pista Hipocampo de 27.59s. Completando o pódio tivemos a vitória de Gabriel Elmor Tavares e Destino das Mangueiras (Haras das Mangueiras) na Mirim e o também debutante da modalidade Everton Simonato e Carinho TS (CT Santo Domingo) na categoria Amador todos da raça Puro Sangue Lusitano.

            A próxima etapa do campeonato acontecerá no dia 1º de setembro com sede a confirmar.

Provas de Tempo Ideal:

 Aberta Jovens Cavaleiros

-Sarah Rebequi com Veludo do Top (Rancho Esperança)

Cavalos Novos A

-Marina Fornel com Galope TB da Bocaina (Hipocampo)

Aberta Amador

-Caio Cintra com Água Marinha TB da Bocaina (Hipocampo)

Aspirantes

-Kim Cintra com Furacão TB da Bocaina (Hipocampo)

Provas Completas:

Categoria Principal:

-Benedito Torres Macedo com Artemis da Sasa JE ( Haras São Benedito)

Categoria Preliminar:

-Thamara Honorio Messi com estilo V8 (Haras das 8 Virtudes)

Categoria Cavalos Novos B

-Luciano Pereira com Carinho TS (CT Santo Domingo)

Categoria  Cavalos Novos A

-Marcio Ap. Almeida com Ícaro das Mangueiras (Haras das Mangueiras)

Categoria Aberta Amador

-Roberto Rahu com Artemis da Sasa JE (Haras São Benedito)

Categoria Mirm

-Gabriel Elmor Tavares com Destino das Mangueiras (Haras das Mangueiras)

5 Argolas:

Categoria Aberta (tempo: 27.59 s)

-Luciano Pereira com Toureiro do Top

Categoria Amador:

-Everto Simonato com Carinho TS

Categoria Mirim

-Gabriel Elmor Tavares com  Destino das Mangueiras

Galeria:

        

CRÉDITO DAS IMAGENS: NEY MESSI/CIA de ET – PÓDIO: MONNIQUE PAULINO

 

CIA de Equitação de Trabalho

 

www.ciadeequitacaodetrabalho.com.br