Começou a temporada 2019 da Equitação de Trabalho no Brasil.

            Como já é tradição, a primeira Competição Oficial do ano aconteceu no último sábado, (16/03), no Haras das Mangueiras, Itapira – SP que recebeu um ótimo público em um final de semana de muita chuva alternando com períodos de sol forte durante todo o preparo das pistas e da competição.

      A novidade para a temporada, planejada pela ABET – Associação Brasileira de Equitação de Trabalho em parceria com a organizadora oficial de eventos CIA de Equitação de Trabalho, foi a criação de rankings estaduais para que, no final do ano, seja realizado o Campeonato Brasileiro da modalidade em etapa única, com a possibilidade de receber inscritos de diversas partes do país. Para 2019, além do Campeonato Paulista, a grade de eventos já tem confirmado o Campeonato Mineiro, que acontecerá entre 21 e 23 de junho em Belo Horizonte, e o Brasiliense com data a confirmar no segundo semestre.

            Voltando à competição do final de semana, o grande destaque ficou para o número expressivo de conjuntos compostos por cavalos Mangalarga Marchadores inscritos nas provas completas. Dentre estes, quatro conseguiram o lugar mais alto do pódio em suas respectivas categorias. Além dos Marchadores, a prova contou com o já esperado grande número de Puro Sangues Lusitanos, Mangalargas, Mangalarga Pampa, Crioulo, Quarto de Milha, Animais Cruzados e Sem Raça Definida.

            Fazendo parte também da programação do evento, a etapa contou com as provas de Tempo Ideal. Exclusividade no Brasil, as provas de Tempo Ideal tem por objetivo abrir a porta da Equitação de Trabalho para simpatizantes que tenham interesse em experimentar a modalidade e aproveitar essa competição, chegando assim com maior preparo e experiência nas provas completas. Participar de Provas de Tempo Ideal (que tem 90% de seu regulamento baseado no de provas completas de Equitação de Trabalho), faz com os conjuntos conheçam o ambiente de provas já com a adrenalina da disputa. No Tempo Ideal, as competições só acontecem nas fases de Maneabilidade (em Tempo Ideal) e Velocidade somente no Nível I.

            Quem tiver interesse em saber mais sobre a modalidade e a ABET – Associação Brasileira de Equitação de Trabalho ou até mesmo detalhes de como se filiar à Associação, acesse o site: www.abetbrasil.com.br ou envie e-mail para presidente.abet@gmail.com.

CRÉDITO DAS IMAGENS: Jane Monteiro/ABET

Maneabilidade:
Luca Lefosse Otolia com Verso das Mangueiras
Giovana Camargo Romano da Silva com Flash V8
Provas Completas:
Categoria Aberta Amadores: Anderson Leite e Incalto, representando o C.T. Pinheiros
Categoria Cavalos Novos 3 anos: Sergio Faria e Jubilosa de Maripá, representando o Haras Maripá
Categoria Cavalos Novos A: Thamara Honorio Messi e Jupiter V8, representando o Haras 8 Virtudes
Categoria Cavalos Novos B: Marcio Ap Almeida e Icaro das Mangueiras, representando o Haras das Mangueiras
Categoria Mirim: Gabriel Elmor Tavares e Venturoso das Mangueiras, representando o Haras das Mangueiras
Categoria Aspirantes: Sergio Faria e Raru de Maripá, representando o Haras Maripá
Categoria Preliminar: Fabio Rogério Lombardo e Arum de Maripá, representando Haras Maripá
Categoria Intermediária: Marcio Ap. Almeida e Colirio das Mangueiras, representando o Haras das Mangueiras
Categoria Principal: Benedito Torres Macedo, e Artemis da Sasa JE, representando o haras São Benedito
Tempo Ideal
Aberta Amadores: Ana Luiza Faria Coutinho com Veludo do Top, representando o Rancho Esperança
Ab Jovens Cavaleiros: João Davi do Nascimento com Veludo do Top, representando Rancho Esperança
Categoria Aberta: Luiza Magalhães com Firmin Interagro, representando a Coudelaria Função