Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho 2019
Copa Brasil de Equitação de Trabalho 2019

No último evento da modalidade em 2019 (finalizando a Semana de Equitação de Trabalho que teve atividades de 25/11 à 1º de dezembro), que aconteceu no Haras das Mangueiras no último domingo, tivemos o encerramento da temporada com chave de ouro.

            Setenta conjuntos disputaram as doze categorias entre provas Completas e Tempo Ideal, atingindo o maior número de concorrentes desde a quebra do recorde mundial de inscrições na III Etapa de 2014.

            Em 2019, seguindo o novo formato de competições da ABET – Associação Brasileira de Equitação de Trabalho que apoia as competições estaduais, aconteceram duas competições de forma simultânea: Campeonato Brasileiro (para quem teve participação nos estaduais, conjuntos de outros Estados onde não foram realizadas competições e obtiveram a credencial) e Copa Brasil (aberta para qualquer conjunto).

            Tendo início pontualmente às 8:00h em um dia que teve momentos de sol e garoa, o ótimo público do Haras das Mangueiras pode conferir pela primeira vez competidores em busca do título nacional representando os Estados de São Paulo, Brasília, Minas Gerais e duas convidadas em parceria com a Universidade do Cavalo do Estado de Santa Catarina onde os grandes destaques ficaram com os excelentes resultados com vitória (todos representantes do Estado de São Paulo) em ambos os campeonatos de: Julia Lourenzon e Jakarta (S.R.D) na Aberta Amadores, Sabrina Stela Lombardo Reis e Encanto da Prata (Lusitano) na Amador, Tawan Gois Requena e Smoke Bravo (Quarto de Milha) na Aspirantes, Marcio Aparecido Almeida e Ícaro das Mangueiras (Lusitano) na Cavalos Novos B, Fabio Rogerio Lombardo e Arun de Maripá (Mangalarga Marchador) na Preliminar, Benedito Torres Macedo e Artemis da SASA JE (Lusitano) na Categoria Principal, Lívia Scapioni Candido e Cherokee (Quarto de Milha) na Aberta Jovens Cavaleiros Tempo Ideal e Luiza Magalhães e Firmin Interagro (Lusitano) na Aberta Tempo Ideal. Para fechar a lista dos campeões que levantaram as duas taças, tivemos o conjunto representante do Estado e Minas Gerais Ana Luiza Faria Coutinho e Veludo do TOP (Lusitano) na Aberta Amadores Tempo Ideal.

            Mais três conjuntos se consagraram Campeões da Copa Brasil 2019: Na categoria Mirim, o vencedor foi Gabriel Elmor Tavares e Desejo das Mangueiras (Lusitano) e Luciano Pereira Alves que com o garanhão Jambo VR venceu a Cavalos Novos A e com Herói do Nico a Intermediária (ambos Lusitanos).
Finalizando a lista de Campeões, tivemos a surpreendente participação do conjunto de Brasília Jorge Eustáquio de Miranda Araújo e Xenia Villa-Verde (Mangalarga) que viajou do DF sozinho com seu trailer para participar da Categoria Cavalos Novos A e se tornar o primeiro Campeão Brasileiro da Modalidade daquele Estado e o conjunto já Campeão Brasileiro por antecipação Fabio Rogerio Lombardo e Raro de Maripá (Mangalarga Marchador) na Intermediária.

            No final do dia, em meio à premiação, foi anunciada a primeira competição oficial de 2020 com sede já confirmada: será na Conexão Equestre em Bragança Paulista, nos dias 14 e 15 de março.

            A ABET também promete continuar com seu projeto, sucesso em 2019, de expansão para mais Estados. A meta agora é realizar o Campeonato Goiano, Capixaba, Mineiro (todos já com tratativas iniciadas) e uma competição oficial que abranja alguns Estados do Nordeste, já que o Campeonato Brasiliense de Equitação de Trabalho 2020 já está confirmado com a realização de quatro etapas, com a primeira programada também para o mês de março.

            Quem tiver interesse em saber mais sobre a modalidade e a ABET – Associação Brasileira de Equitação de Trabalho ou até mesmo detalhes de como se filiar à Associação, acesse o site: www.abetbrasil.com.br ou envie e-mail para presidente.abet@gmail.com.

            A próxima competição será a I Etapa do Campeonato Paulista de Equitação de Trabalho 2020 que acontecerá nos dias 14 e 15 de Março, na Conexão Equestre em Bragança Paulista SP.

            Para acompanhar os rankings, notícias e novidades da Equitação de Trabalho acesse: www.abetbrasil.com.br – www.ciadeequitacaodetrabalho.com.br ou curta as páginas CIA de Equitação de Trabalho e ABET – Associação Brasileira de Equitação de Trabalho no Facebook.

 

Cat. Aberta Jovens Cavaleiros: Lívia Scapioni Cândido com Cherokee, representando CT Pinheiro – SP

Campeã Copa Brasil e Brasileiro 2019

 

Cat. Aberta Amadores: Ana Luiza Faria Coutinho com Veludo do Top, representando Rancho Esperança -MG

Campeã Copa Brasil e Brasileiro 2019

 

Cat. Aberta: Luiza Magalhães com Firmin Interagro, representando Maria Cristina Capobianco – SP

Campeã Copa Brasil e Brasileiro 2019

 

Cat. Amador: Sabrina Stela Lombardo Reis com Encanto da Prata, representando Haras ASR – São João da Boa Vista – SP

Campeã Copa Brasil e Brasileiro 2019

 

Cat Cavalos Novos A:

Jorge Eustáquio de Miranda Araújo com Xenia Vila Verde, representandso CE Catetinho-DF

Campeão Brasileiro 2019

 

Luciano Pereira com Jambo VR, representando CT Luciano Pereira – SP

Campeão Copa Brasil 2019

 

Pódio Cat. Cavalos Novos A:

 

Cat. Aberta Amadores: Julia Lourenzon com Jakarta, representando Centro Hípico Vinhedo -SP

Campeã Copa Brasil e Brasileiro 2019

 

Cat Mirim: Gabriel Elmor Tavares com Desejo das Mangueiras, representando Haras das Mangueiras – SP

Campeão Copa Brasil 2019

 

Cat Cavalos Novos B: Marcio Aparecido de Almeida com Icaro das Mangueiras, representando Haras das Mangueiras – SP

Campeão Copa Brasil e Brasileiro 2019

 

Cat. Preliminar: Fabio Rogério Lombardo com Arun de maripá, representando Agro Maripá – SP

Campeão Copa Brasil e Brasileiro 2019

 

Cat. Principal: Benedito Torres Macedo com Artemis da Sasa JE, representando Haras São Benedito -SP

Campeão Copa Brasil e Brasileiro 2019

 

Cat. Aspirantes: Tawan Gois Requena com Smoke Bravo, representando Conexão Equestre – SP

Campeão Copa Brasil e Brasileiro 2019

 

Cat. Intermediária: 

Luciano Pereira Alves com Herói do Nico, representando Haras Nico-SP

Campeão Copa Brasil 2019

 

Fábio Rogério Lombardo com Raro do Maripá, representando Agro maripá – SP

Campeão Brasileiro 2019

Pódio cat. Intermediária

 

 

 

CRÉDITO DAS IMAGENS: Ney Messi/ABET e Mirian/Conexão Equestre – Fotos de Premiação