O final de semana de Equitação de Trabalho em Amparo – S.P., começou de forma diferente do tradicional na Copa Hipocampo de Equitação de Trabalho 2019. Já na sexta-feira (09), enquanto um bom número de competidores que compunham os 60 conjuntos inscritos na etapa reconheciam o percurso no final da tarde, na sala de reuniões da Hipocampo  acontecia uma reunião de diretoria da ABET que, além de tratar de assuntos de interesse da modalidade, serviu para aprovar novos sócios e principalmente apresentar os novos diretores e representantes de raças que reforçam, a partir de agora o time da modalidade no país.

            Como diretores assumiram: Na Diretoria de Assuntos Internacionais o médico veterinário Raul Maura Silva, que auxiliará nas tratativas e parcerias com associações ligadas à modalidade de outros países bem com a filiação da ABET na World Association for Working Equitation (WAWE). A Diretoria de Arbitragem ficou com a também veterinária, professora e juíza da modalidade Claudia Leschonski que cuidará da revisão anual dos regulamentos, reprises e padronização de julgamentos, bem como no auxílio de formação de novos juízes.

            Na ocasião foram apresentados também quatro representantes de raças que participam da modalidade: Lusitano – Geraldo Roberto Lefosse do Haras das Mangueiras, Mangalarga Marchador – Sophia Baptista de Oliveira da Agro Maripá, Mangalarga – Camila Glycerio de Freitas do Haras Mangabaia e Cavalo Pampa – Marisa Iorio do Haras Lagoinha.

            No sábado, pontualmente às 8:30hs, teve início a etapa com o maior número de conjuntos inscritos dos último três anos, com representantes de sete raças de cavalos e um animal S.R.D. Vale frisar também que, pela primeira vez na história da competição da modalidade no país, a maioria dos conjuntos inscritos na prova foram compostos por cavalos Mangalarga Marchador.

            Os destaques da III Etapa do Paulista foram o crescimento de participantes de Nível I (mais de 80%  do total de inscritos) nas categorias e a diversidade de raças entre os vencedores da competição: Nas provas Completas tivemos a S.R.D (Sem Raça Definida) Jakarta montada pela amazona Júlia Lourenzon na Categoria Aberta Amadores, o Quarto de Milha de Tawan Gois Requena Smoke Bravo na Aspirantes os Marchadores Nassau do Encanto de Lucas Prado, na Cavalos Novos A e Raro de Maripá na Intermediária montado por Fabio Rogério Lombardo. Entre os vencedores Lusitanos tivemos na Cavalos Novos B Equistro UDC Hip Hop com Aluisio Marins, Brio V8 (meio sangue lusitano) na Preliminar com Ricardo Bacellar Wuerkert e Artemis da SASA JE e Benedito Torres Macedo na Principal.
Já nas provas de Tempo Ideal, onde também o crescimento do número de inscritos surpreendeu a organização, tivemos novamente a égua Jakarta, dessa vez com a jovem amazona Mariana Arruda Proto levando o troféu da Aberta Jovens Cavaleiros, o Pampa de Marcelo dos Santos Chagas Forrest do PEC vencendo a Aberta Amadores, o Lusitano Baliel Interagro com Roberto Rahu na Aberta e finalmente fechando com o conjunto composto pela Mangalarga Furacão TB da Bocaina e Kim Cintra representando a Sede chegando ao lugar mais alto do pódio na Aspirantes.

            Quem tiver interesse em saber mais sobre a modalidade e a ABET – Associação Brasileira de Equitação de Trabalho ou até mesmo detalhes de como se filiar à Associação, acesse o site: www.abetbrasil.com.br ou envie e-mail para presidente.abet@gmail.com.

            A próxima etapa do Paulista de Equitação de Trabalho 2019 será a Copa Conexão Equestre de Equitação de Trabalho que acontecerá no dia 05 de outubro, na Conexão Equestre em Bragança Paulista SP.

Breve nos sites oficiais da CIA de E.T e ABET, o ranking acumulado do Campeonato.
Para acompanhar os rankings, notícias e novidades da Equitação de Trabalho acesse: www.abetbrasil.com.br – www.ciadeequitacaodetrabalho.com.br ou curta as páginas CIA de Equitação de Trabalho e ABET – Associação Brasileira de Equitação de Trabalho no Facebook.

CRÉDITO DAS IMAGENS: Ricardo Monteiro/ABET

Categoria Aberta Amador: Julia Lourenzon com JAKARTA, (Hipocampo)

 

Categoria Aspirantes: Tawan Gois Requena com Smoke Bravo (Conexão Equestre)

 

Categoria Cavalos Novos A: Lucas Prado com Nassau do Encanto (Haras Mineral)

 

Categoria Cavalos Novos B: Aluiso Marins com Equistro UDC Hip Hop ( Univers. do Cavalo)

 

Categoria Intermediária: Fabio Rogério Lombardo com Raro da Maripá (Haras Maripá)

 

Categoria Preliminar: Ricardo Bacellar Wuerket com Brio V8 (Haras das 8 Virtudes)

 

Categoria Principal: Benedito Torres Macedo com Artemis da Sasa JE (Haras São Benedito)