III Etapa Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho 2018
Desta vez o circuito da Equitação de Trabalho fez parada no último sábado, 1º de setembro, no Centro Hípico Guega em Ribeirão Preto. A III Etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho 2018, que teve patrocínio da EUROBIKE expondo os belos modelos da Jaguar e Land Rover no recinto das competições, ocorreu pela primeira vez na Região Nordeste do Estado de São Paulo e acabou atraindo uma grande quantidade de interessados e novos adeptos.
Da região, a prova contou com 20 inscritos, a grande maioria na categoria especial Maneabilidade onde teve como vencedor o conjunto composto por Helen Reusing e Chiquinho. Três competidores representando o Centro Hípico Guega também se arriscaram na etapa do Brasileiro de Tempo Ideal e tiveram ótimos resultados. Os destaques ficaram com o conjunto Renato Barbosa montando o Mangalarga Dakar que atingiu o lugar mais alto do pódio na categoria Aberta Amadores e André Ganzerli e El Diablo do Drosa também campeões na Aspirantes. O outro conjunto que fechou os vencedores no Tempo Ideal foi Stella Pereira e Toureiro do TOP Lusitano do CT Luciano Pereira que levantaram o troféu na Amador. .
Tendo em vista tamanho sucesso, é importante ressaltar o depoimento do anfitrião Guega Fofanoff, multi campeão de CCE, cavaleiro que mais representou o país em competições internacionais com cinco olimpíadas no currículo: “Foi a primeira vez que a gente recebeu a modalidade por aqui e os alunos se apaixonaram, vamos trabalhar para termos uma escola de Equitação de Trabalho aqui no C.H. Guega, quem manda aqui são os alunos”. Partindo disso, já começaram as tratativas para efetivar a parceria e fixar a modalidade como ponto de ancoragem no local com apoio e chancela da ABET – Associação Brasileira de Equitação de Trabalho.
Partindo para o campeonato de prova completa, as categorias com o maior número de participantes foram a Aberta Amadores com oito conjuntos na disputa e a Principal que contou com cinco competidores no grau mais alto de dificuldades na modalidade no Brasil. Na Aberta Amadores os vencedores foram Roberto Rahu e Almansor Juruá Lusitano representando o Haras São Bendito e na Principal, do mesmo time, Benedito Torres Macedo com o Lusitano Artemis da SASA JE.
Nas demais categorias, tivemos como campeões os seguintes conjuntos compostos por Lusitanos: Gabriel Elmor Tavares e Destino das Mangueiras do Haras das Mangueiras/CH Guega na Mirim, Rogerio Santos e Gabbana Crystal égua do CT Luciano Pereira na Aspirantes, Marcio Almeida e Ícaro das Mangueiras na Cavalos Novos A representando o Haras das Mangueiras, Luciano Pereira e Carinho TS do CT Santo Domingo na Cavalos Novos B, Luis Henrique Pereira e Distinto do Portucale na Preliminar e Luciano Pereira e Distinto do Portucale na Intermediária, ambos representando o CT Luciano Pereira em Parceria com a Rações Fazendeiro.
A próxima etapa do campeonato acontecerá no dia 20 de outubro no Conexão Equestre em Bragança Paulista S.P.
Provas Completas:
Categoria Mirim
-Gabriel Elmor Tavares com Destino das Mangueiras (Haras das Mangueiras)
Categoria Aberta Amador
-Roberto Rahu com Almansor Juruá (Haras São Benedito)
Categoria Aspirantes
-Rogério Santos com Gabbana Crystal (CT Luaciano Pereira)
Categoria Cavalos Novos A
-Marcio Almeida com Ícaro das Mangueiras (Haras das Mangueiras)
Categoria Cavalos Novos B
-Luciano Pereira com Carinho TS (CT Santo Domingo)
Categoria Preliminar
-Luis Henrique Pereira com Distinto do Portucale (CT Luciano Pereira)
Categoria Intermediária
-Luciano Pereia com Distinto do Portucale (CT Luciano Pereira)
Categoria Principal
-Benedito Torres Macedo com Artemis da Sasa JE (Haras São Benedito)
Tempo Ideal:
Aberta Amador:
-Renato Barbosa com Dakar (Centro Hípico Guega)
Amador:
-Stella Pereira com Toureiro do Top (CT Luciano Pereira)
Aspirantes:
-André Ganzerli com El Diablo do Drosa (Centro Hípico Guega)
Maneabilidade
-Helen Reusing com Chiquinho (Centro Hípico Guega)
Pódio
CRÉDITO DAS IMAGENS: NEY MESSI/CIA de ET – PÓDIO: FABIO MOURÃO