No final de 2022, a comunhão de interesses e objetivos do criador português Carlos Gomes (Coudelaria Abbatiale), e dos criadores brasileiros Simone Novak (Comando SN) e Geraldo Lefosse (Haras das Mangueiras) resultou na criação da Equipe binacional de Adestramento Clássico Lusitanus Dressage.
O jovem cavaleiro português Mário Freire foi responsável pelo treinamento e apresentação inicial dos cavalos, tendo conduzido o garanhão Odin Comando SN ao primeiro lugar nos concursos de Modelos e Andamentos da Feira da Golegã e da Feira de Ponte de Lima, respectivamente em 2022 e 2023.
A equipe é atualmente formada pelos garanhões Ibérico das Mangueiras e Poema, este último da criação Abbatiale, que são treinandos respectivamente pela amazonas portuguesa Mafalda Galiza Mendes e o cavaleiro olímpico espanhol Cláudio Castilla.
Em sua primeira apresentação nas pistas o conjunto Ibérico e Mafalda obtiveram a excelente nota de 72,500% no CDE de Ponte de Lima de 27.4.2024, na categoria São George. Para informações constantes da Equipe Lusitanus Dressage acesse o instagram @lusitanusdressage.