I Etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho 2018 Brasileiro de Tempo Ideal 2018  

            Foi dada a largada para a temporada 2018 da Equitação de Trabalho e a modalidade já começou o ano em grande estilo.

            O palco foi o já tradicional Haras das Mangueiras de Itapira, que recebeu ótimo público para acompanhar os 58 conjuntos inscritos nas três provas realizadas no sábado, (03/03).

            Para esta temporada, a CIA de Equitação de Trabalho inovou colocando em disputa dois novos produtos: O Campeonato Brasileiro de Tempo Ideal 2018 e a disputa das Cinco Argolas. Além das provas completas, que já vem sendo realizadas desde o ano de 2012, a diretoria da empresa viu necessidade de adaptar a competição para aqueles conjuntos que queiram entrar nas provas, sentir o gosto da disputa e ainda não estejam familiarizados com a modalidade. Desta forma, o resultado já foi gratificante logo na estréia, com 15 conjuntos inscritos nas categorias que são as mesmas de Nível I do campeonato de provas completas.

            Os vencedores foram: Camila Roncoletta e Marfin D2 – Amador, Guilherme Henrique e Sabrina Iguatemi – Cavalos Novos A, Valdir Gimenes e Yankee – Aspirantes (todos montando Mangalarga Marchadores) e Ana Luiza Faria Coutinho e Universo Imperial Aberta Amadores na sela de seu Puro Sangue Lusitano.

            Também mostrado ao público pela primeira vez, a disputa das Cinco Argolas (uma espécie de desafio para os craques do obstáculo bônus, característico da Equitação de Trabalho) chamou bastante atenção dos presentes. O objetivo da prova é coletar as Cinco Argolas colocadas no croqui no menor tempo possível. Já na largada a amazona Stella Pereira montando Toureiro do TOP fizeram bonito e conseguiram coletar todas as argolas o que lhes garantiu a vitória na Categoria Amador. Na sequencia, Gabriel Elmor Tavares e Destino das Mangueiras venceram a categoria Mirim e Luis Henrique Pereira e Burbon do TOP a categoria Aberta.

            Nas provas completas, vale destacar as vitórias de Matheus Sabadini de Oliveira e Aida do Retiro – Aberta Jovens Cavaleiros, Gabriel Elmor Tavares e Destino das Mangueiras – Mirim, e Sergio Antunes de Oliveira e Fronteiro Interagro – Cavalos Novos B todos lusitanos e representando o Haras das Mangueiras, sede da etapa. Na Aberta Amadores a vitória ficou com Anderson Leite de Moraes e Incalto – CT Pinheiro, Cavalos Novos A Edmar Brito e Incrível Interagro – Fazendas Interagro e na Principal Luciano Pereira e Toureiro do TOP – CT Luciano Pereira.

            Os vencedores representando a raça Mangalarga Marchador na etapa foram Ricardo Bacellar e Astro V8 – Haras das 8 Virtudes levando a categoria (com mais participantes inscritos) Preliminar.

            O grande destaque do dia foi quando o anfitrião, Dr. Geraldo Lefosse, no intervalo entre a fase do Ensino e Maneabilidade tomou o microfone e anunciou finalmente a fundação da tão esperada Associação Brasileira de Equitação de Trabalho – ABET, demonstrando total apoio à diretoria e aos projetos já em andamento que visam a expansão da modalidade a todo o território nacional abrangendo todas as raças de cavalos. Um dos pontos já colocado em prática é a nomeação de um representante de cada raça e também representantes da modalidade em diversos Estados do país (já confirmados Brasília DF, Belo Horizonte MG, Goiânia GO e Londrina PR) para a realização de campeonatos regionais de Equitação de Trabalho na temporada 2019.        

            A presidência da ABET ficará a cargo de Ney Messi, fundador da CIA de Equitação de Trabalho, e que vem lutando pela evolução da modalidade no Brasil por 15 anos e sua vice Camila Roncoletta que também será representante Nacional da Raça Mangalarga Marchador já apoiadora das competições em 2018.

            A diretoria da ABET informa que, quem quiser se filiar a Associação, pode solicitar ficha de inscrição pelo e-mail presidente.abet@gmail.com e terá isenção das taxas de anuidade por 4 anos. A partir daí, o sócio(a) deverá seguir o que rege o estatuto e os comunicados oficiais da associação.

            A próxima etapa do campeonato acontecerá no dia 26 de maio com sede a confirmar.

Categorias Completas:

Na categoria Aberta Jovens Cavaleiros, Nível I

-Matheus Sabadine de Oliveira com Aida do Retiro (Haras das Mangueiras)

  

Na Categoria Mirim, nível I

-Gabriel Elmor Tavares com Destino das Mangueiras (Haras das Mangueiras)

    

Na Categoria Aberta Amadores, nível I

-Anderson Leite de Moraes com Incalto (C.T. Pinheiros)

Na Categoria Cavalos Novos A, nível I

-Edmar Brito com Incrível Interagro (Fazendas Interagro)

  

Na categoria Cavalos Novos B, nível II

-Sergio Antunes de Oliveiras com Fronteiro Interagro (Haras das Mangueiras)

  

Na categoria Preliminar, nível II

-Ricardo Bacellar com Astro V8 (Haras das 8 Virtudes)

Na Categoria Principal, nível III

-Luciano Pereira com Toureiro do Top ( CT Luciano Pereira)

  

Tempo Ideal:

Aberta Amadores: Ana Luiza Faria Coutinho com Universo Imperial

Aspirantes: Valdir Gimenes com Yankee

Cavalos Novos A: Guilherme Henrique com Sabrina Iguatemi

Amador: Camila Roncoletta e Marfin D2

 

Mídias

              

CRÉDITO DAS IMAGENS: NEY MESSI/CIA de ET – PÓDIO: DIVULGAÇÃO

 

CIA de Equitação de Trabalho

 

www.ciadeequitacaodetrabalho.com.br